PERGUNTAS FREQUENTES


ALUNOS

INGRESSO

1. Como ingressar em um curso de Pós-Graduação?

  As pós-graduações dividem-se em Stricto sensu e Lato sensu. Lato sensu são as especializações e os MBA, enquanto que os cursos Stricto sensu compreendem os mestrados e doutorados. Apenas após o término da graduação (colação de grau) é que se pode ingressar em uma pós-graduação. Cabe ao estudante decidir se ele quer fazer uma especialização ou ingressar direto em um mestrado. A especialização não é pré-requisito para o mestrado, mas o torna um processo menos penoso, uma vez que o estudante, com o término da especialização, possui maior experiência acadêmica.

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2. Quais são os cursos e as formas de ingresso?   

    Os cursos que vem abrindo turmas estão disponíveis na página da PRPPG. As especializações da Universidade não seguem um calendário único como as graduações e cursos Stricto sensu, podendo começar suas atividades em qualquer mês do ano, de janeiro a dezembro. Por esse motivo, a PRPPG sugere aos interessados em ingressar nas especializações que visualizem os cursos, no link supracitado, e, caso se interessem por algum, entrem em contato com a coordenação do curso de interesse, através do telefone que está relacionado. Somente a coordenação pode informar corretamente as datas de inscrição, datas e critérios de seleção, aulas, dias da semana, valores, critérios de seleção de bolsistas, entre outros.

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3. Como funcionam as especializações na UFPR?

    Os cursos de especialização da UFPR tem, em sua maioria, a duração de 1 (um) ano. Há cursos gratuitos e cursos pagos, sendo que para estes pode-se pleitear uma bolsa de estudos, que consiste na isenção de quaisquer taxas. Para obter o certificado, o aluno deve cumprir todas as disciplinas obrigatórias do curso, obter o mínimo de 75% de frequência por disciplina e aproveitamento mínimo de 70% no conjunto das avaliações realizadas. Alguns cursos fazem exigências superiores a esse mínimo, ficando sob responsabilidade do aluno buscar a informação junto à coordenação do curso sobre os critérios de aprovação e obtenção do certificado. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode ser realizado sob a forma de artigo ou monografia, a ser definido pela coordenação do curso. Ao aluno que entregar o TCC e o tiver aprovado, caberá o certificado de especialista; já ao aluno que cumprir todos os créditos, com aprovação, mas não entregar o TCC, caberá o certificado de aperfeiçoamento.

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BOLSISTAS

4. Como faço para ser bolsista?

   10% das vagas de todos os cursos pagos são destinados a bolsas integrais, sendo que os servidores da UFPR tem preferência no preenchimento de 5 desses 10%. Caso não haja nenhum servidor da UFPR interessado no curso, os 10% das vagas devem ser distribuídos para a comunidade. Para pleitear uma bolsa, que consiste na isenção de quaisquer taxas do curso, é necessário, ao entrar em contato com a coordenação, informar do interesse pela gratuidade. Os critérios de seleção são variáveis e ficam a critério de cada coordenador. No entanto, é importante ressaltar que os Princípios da Administração Pública devem ser respeitados: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Os alunos que se tornarem bolsistas não tem obrigação de prestar quaisquer tipos de serviços administrativos.

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CONCLUSÃO DE CURSO

5. Quando recebo meu certificado?

    Ao término do prazo final para a entrega das monografias, as coordenações dos cursos devem encaminhar à Pró-Reitoria um Relatório Final do curso e dentro desse relatório devem constar todos os históricos escolares dos alunos, que servirão de base para a confecção dos certificados. O certificado não é entregue no dia posterior ao término das aulas. Deve ser considerado o prazo mínimo de 3 (três) meses após a data final para a entrega da monografia. Se, após esse período o certificado ainda não estiver sido confeccionado, o aluno deverá entrar em contato com a coordenação do seu curso para verificar quaisquer problemas. A responsabilidade de solicitar a emissão dos certificados dos alunos é da coordenação do curso.

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6. Como solicito a segunda via do meu certificado?

  •  Do certificado e do histórico escolar:

Entrar em contato com a coordenação do respectivo curso e fazer a solicitação. A coordenação do curso é quem deve encaminhar para a PRPPG uma nova via do histórico escolar do aluno e a solicitação da 2ª via do certificado, a ser confeccionado.

  •   Apenas do certificado:

Entrar em contato direto com a PRPPG, via e-mail, informando nome completo, nome do curso corretamente, período do curso, no caso de ter uma cópia do certificado, informar os números de registro na PRPPG e um telefone para contato.

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