HISTÓRICO

Breve Histórico

 

1990 – Criação do PROJETO GEO, que objetivou a introdução da cultura SIG na UFPR. Foram detectadas inicialmente 197 disciplinas em 29 cursos que seriam substancialmente otimizados com o conhecimento de SIG.

 

 

 

1991 – Profª Mirna Cortopassi Lobo firma acordos com EDISA (HP) e GEMPI (ESRI) para fornecimento de hardware e software no laboratório. Submete projeto de captação de recursos ao MEC para criação do CIEG. Cria o grupo GEO da UFPR que envolve todos os setores afetos à tecnologia. Com apoio do CEE é ofertado o primeiro curso de treinamento em UNIX e ARC-INFO. É também assinado acordo com a prefeitura de Sao José dos Pinhais para o desenvolvimento do primeiro protótipo de SIG: PROJETO PILOTO.

 

 

 

1992 – Sob à coordenação dos professores Mirna Cortopassi Lobo e Alzir Felippe Buffara Antunes é estruturado o curso de ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO e ofertado à primeira turma. Em convênio com o CEHPAR e a universidade do Texas em Austin, é ofertado sob a coordenação do Professor David Maidment, o Curso de Modelagem Hidrológica em ambienete de Geoprocessamento.

 

 

 

1993 – São renovados os contratos com a GEMPI, distribuidora no Brasil dos softwares da ESRI também com a ERDAS para a implementação de novas versões. É assinado o convênio com a SPVS, U.S Forest Service para desenvolvimento de SIG para gestão e planejamento da APA de Guaraqueçaba. Formam-se os primeiros especialistas em Geoprocessamento.

 

 

 

1994 – Ampliação do Espaço Físico. Ofertados cursos de Extensão e iniciado o Projeto GEOBRASIL através da parceria com a escola III Milênio, para a produção de material didático para ensino de Geografia no 2º Grau, em ambiente de Geoprocessamento.

 

 

 

1995 – O CIEG firma convênio com o SIMEPAR- Sistema Metereológico do Paraná, órgão vinculado Companhia de Energia do Paraná, para criação, em ambiente SIG da rede hidrográfica do Paraná. É ofertado o cuso de SIG para o Planejamento Urbano, coordenado pelo Professor Paul Zwick, diretor do GEOPLAN, na Universidade da Flórida.

 

 

 

1996 e 1997 – O CIEG passa a prestar serviços de criação de SIGs nas áreas de Meio Ambiente, Educação e Urbanismo. Através de concorrência realizada pelo Ministério do Meio Ambiente, o CIEG obtém contrato para desenvolvimento do SIG para o Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai em uma área de aproximadamente 400000km2. Trata-se de um trabalho para o Programa da Nações Unidas. O projeto PCBAP é coroado de êxito. É ofertado pelo 4º ano consecutivo o Curso de Especialização. É ofertado curso sobre Sensoriamento Remoto em convênio com a Universidade do Texas.

 

 

 

1998 – É firmado convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná para o desenvolvimento do Sistema de Microplanejamento da Rede Estadual de Ensino. O trabalho envolveu uma equipe de mais de trinta pessoas e levantamentos de campo em todo o estado.

 

 

 

1999 – É desenvolvido o SIMI. É também ofertado o sétimo curso de Especialização em Geoprocessamento além de cursos de Extensão.

 

 

 

2000 – O projeto SIMI é completado e entregue à Secretaria de Estado da Educação do Paraná. São ofertados vários cursos de Extensão e desenvolvidos Programas de Treinamento. É firmado convênio com a FURUKAWA e desenvolvido o Sistema de Apoio ao Desenvolvimento Industrial daquela empresa. Firmado também convênio com a empresa Imagem Sensoriamento Remoto para a produção de eixos inteligentes para as cidades brasileiras.

 

 

 

2001 – É ofertado o décimo curso de Especialização. Em estudo, vários convênios a serem firmados pelo CIEG, dentre eles com o LACTEC.

 

 

 

2002 – É ofertado a décima primeira turma do curso de Especialização.

 

 

 

2003 – Professores Luís Henrique Cavalcanti Fragomeni e Gilberto Bueno Coelho, ambos Arquitetos, docentes do Departamento de Arquitetura, assumem as Coordenações do CIEG e da Pós-Graduação, com gestão de dois anos. Apresentadas nove monografias pela Turma 2001, sendo uma delas com conceituação máxima. Visita ao Evento GISBRASIL em São Paulo. Ofertado para os Geólogos da empresa MINEROPAR um Curso de Extensão Universitária Treinamento em ArcView 3.1. Ofertado para os técnicos do IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública) treinamento nos softwares ArcView 3.2, ArcView Spatial Analyst e ArcView 3D Analyst. Ofertada aos profissionais da SECPLAN (Secretaria de Planejamento) curso de Introdução ao ArcGIS. Disponibilizado o Laboratório de Geoprocessamento para a empresa GEMPI de São Paulo capacitar os profissionais da COPEL na Plataforma ARC/GIS: Introdução ao ArcGIS 8.3, Introdução ao ArcSDE, Introdução ao ArcOBJECTS com Visual Basic. Não houve turma de especialização.

 

 

 

2004 – É ofertado o décimo segundo curso de Especialização. Disponibilizado o Laboratório de Geoprocessamento para os cursos CorelDRAW 9 para o Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e Mini-curso Introdução ao ArcView para o Centro Acadêmico dos Estudantes de Geologia do Paraná. Ofertado os treinamentos em ArcView 3.2 e ArcView 8x, além do Curso de Introdução ao Geoprocessamento. Proferidas as palestras MAPEAMENTO DIGITAL A LASER E GEOPROCESSAMENTO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA pelo LACTEC (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) e PLANEJANDO A CIDADE COM O GEOPROCESSAMENTO pelo IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba). Convênios firmados com o Governo do Estado (SEDU) e Serviço Autônomo/PARANACIDADE, Prefeitura da cidade de Presidente Franco, Alto Paraná – Paraguai e renovação do existente com a FUNPAR.

 

 

 

2005 – Reestruturação da Pós-Graduação e oferta da décima terceira turma do Curso de Especialização. Aceite do CREA-PR / INCRA das disciplinas do curso de especialização para habilitação em georeferenciamento.

 

 

 

2006 – Aprovação da reestruturação da pós-graduação. Inicio do termo de contrato de prestação de serviço para ALL (elaboração de base cartográfica).

 

 

 

2007 – Oferta da 16ª Turma da ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO. Comemoração dos 15 anos do CIEG.

 

 

 

2008 e 2009 – Não houve oferta de Turma da ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO.

 

 

 

2010 – Oferta da 17ª Turma da ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s